ASSOCIAÇÃO UNIVERSIDADE DA PAZ
DE MINAS GERAIS




A UNIPAZ E A UNIPAZ-MG

A UNIPAZ

A Universidade Internacional da Paz - UNIPAZ é a união da Universidade Holística Internacional e de sua entidade mantenedora, a Fundação Cidade da Paz, que é uma instituição sem fins lucrativos, reconhecida de Utilidade Pública Federal.

A principal missão da UNIPAZ é desenvolver uma ação educacional que dissemine uma nova consciência e uma cultura de paz e não-violência, em suas três dimensões: a paz consigo mesmo (ecologia pessoal), a paz com os outros (ecologia social) e a paz com a natureza (ecologia ambiental).

A UNIPAZ foi fundada em 1987 e funciona na Granja do Ipê, em Brasília. Hoje existem representações regionais da UNIPAZ em vários estados do Brasil.

(Clique aqui para ver as fotos da criação da Unipaz)

Um dos principais fundadores da UNIPAZ é o professor Pierre Weil, psicólogo, educador e escritor, autor de mais de 40 livros, que trabalho pela Unipaz desde a sua fundação e que fez sua passagem em outubro de 2008.



O atual reitor da UNIPAZ é Roberto Crema, psicólogo e antropólogo, educador e escritor, e um dos fundadores da UNIPAZ.
 

A atual vice-reitora da UNIPAZ é Lydia Rebouças, psicóloga, mestre em Psicologia, educadora, escritora, e membro da Unipaz desde a sua fundação.

Lydia


A UNIPAZ-MG

A Associação Universidade da Paz de Minas Gerais, UNIPAZ-MG é uma associação de fins não econômicos, constituída em 14 de abril de 2008 e declarada de utilidade pública municipal pela Lei nº10.313, de 25 de novembro de 2011.

Os programas da Unipaz em Minas Gerais, no período de 1994 a 2001, foram realizadas junto ao Instituto Fênix do Desenvolvimento Humano, sob a coordenação dos psicólogos Flávio Rodrigues da Silva e Sandra Lúcia de O. Rodrigues.

No período de 2002 a 2008 os programas da Unipaz em Minas Gerais foram realizados junto ao Instituto Renascer da Consciência, sob a coordenação da psicóloga Gislaine Maria D"Assumpção.

Desde abril de 2008, seguindo orientações do Colegiado Geral de Unidades da Unipaz - CGUU, a Unipaz de Minas Gerais se organizou como uma associação de fins não econômicos, com autonomia jurídica e conveniada com a Fundação Cidade da Paz, de Brasília, para realização dos programas da Unipaz.

A Associação Unipaz-MG é dirigida por uma Diretoria Colegiada composta por, no mínimo, três e , no máximo, quinze pessoas e um Conselho Fiscal composto de três pessoas.

Clique aqui para ver a composição das Diretorias Colegiadas, Conselhos Fiscais, e associados da Unipaz-MG.

A Associação Unipaz-MG, possui, entre outros, os seguintes objetivos:

  • Ensejar condições para o desenvolvimento da visão e da abordagem holística e transdisciplinar da realidade;

  • Ser um espaço de integração, reflexão, estudo e prática transdisciplinar, transcultural e transpessoal para o desenvolvimento da plenitude do ser;

  • Propiciar condições para o desenvolvimento da cultura de paz, respeitando singularidades e interdependência;

  • Promover a ética, a paz, a cidadania, os direitos humanos, a democracia e outros valores universais;

  • Promover a defesa, a recuperação e a preservação do meio ambiente dentro dos princípios da sustentabilidade para a vida, em todas as suas formas;

  • Promover atividades que visem o desenvolvimento integral e pleno do ser humano, em seu relacionamento consigo mesmo, com os outros, com a natureza e com o universo, por meio da arte, da filosofia, da ciência e das tradições sapienciais;

  • Promover a educação informal e formal (inclusive por meio de convênios com instituições educacionais) de crianças, jovens, adultos e idosos numa metodologia fundamentada na visão holística e transdisciplinar, integrando estudos e práticas;

  • Realizar consultorias em gestão, dentro da abordagem holística e transdisciplinar, no setor público, no setor privado e no terceiro setor, para os interessados em práticas que promovam formas pacíficas de ser, de relacionar, de trabalhar e de preservar a vida.

Poderão associar-se à Associação Unipaz-MG pessoas físicas ou jurídicas, com interesse na realização dos objetivos da associação e que satisfaçam as exigências e condições previstas no seu Estatuto.

REDE UNIPAZ

A Associação Universidade da Paz de Minas Gerais - UNIPAZ-MG integra a Rede Internacional para uma Cultura de Paz - REDE UNIPAZ que reúne organizações de todo o Brasil e do exterior conveniadas com a Fundação Cidade da Paz, para o desenvolvimento de atividades acadêmicas e culturais, pesquisas, projetos, estágios, consultorias, colaboração e outros serviços correlatos, visando contribuir para a visão transdisciplinar holística e para a cultura de paz.

Clique aqui para ir para a página da Rede Unipaz

Clique aqui para retornar à página inicial

 

R. Bernardo Guimarães 3101 Sala 202 - BH/ MG - www.unipazmg.org.br - secretaria@unipazmg.org.br

 Desenvolvimento do site: Malta